O perfil de humor "Dilma Bolada", que faz publicações no Facebook e Twitter
com uma interpretação divertida da presidenta do Brasil, ganhou, pela
segunda vez consecutiva, o Shorty Awards, conhecido como o Oscar das
mídias sociais, na categoria "Melhor Uso das Redes Socias". A cerimônia,
que aconteceu na noite desta segunda-feira (08) no Times Center, em
Nova Iorque, nos Estados Unidos, também premiou PC Siqueira - que
recebeu o prêmio pelo "Dilma Bolada" -, considerado o melhor
videoblogger de 2012 e Cauê Moura, na categoria YouTube Star.
O evento realizou sua quinta edição este ano e premiou os melhores
usuários do microblog - celebridades, organizações e marcas -, que
estavam divididos em 26 categorias oficias, além das criadas pelos
próprios usuários. Criador do "Dilma Bolada", Jeferson Monteiro, de 23
anos, não consegue disfarçar a felicidade de ter recebido o prêmio
novamente.
"Foi uma surpresa. Estava fora de casa e sem bateria no celular. Quando
cheguei e carreguei, apareceram um monte de mensagens dando os
parabéns. Fui no site oficial, na categoria Brasil, e vi que o perfil
era o vencedor. Concorri com muita gente boa. Tava no fim da lista de
votos e acabei ganhando. É um reconhecimento internacional muito
importante", disse.
Importante para o perfil e para o próprio Jeferson. É que ele trocou o
curso de Administração na metade para se aventurar na Comunicação, mais
especificamente em Publicidade. "Vi que tinha a ver comigo. Devia ter
começado mais cedo, mas tudo tem sua hora. Ainda não é tarde. O sucesso
do 'Dilma Bolada' me abriu muitas portas. Consegui um emprego e sou
chamado para vários eventos", observou.
O futuro publicitário Jeferson Monteiro é o criador e
administrador do 'Dilma Bolada' (Foto: Divulgação)
administrador do 'Dilma Bolada' (Foto: Divulgação)
O perfil, amado por uns e odiados por outros - incluindo políticos -,
conta com quase 100 mil seguidores no Twitter, onde começou, e 260 mil
no Facebook. Mas começa a alçar novos voos. "Vou lançar o blog da 'Dilma
Bolada'. Já estamos na fase final. Vai ser um espaço mais livre e vem
para acrescentar. Lá, vou poder postar vídeos, fotos, links externos e
textos mais longos, em um espaço só do personagem. Tenho mais liberdade
nesta plataforma, mas não vou sair das redes sociais", avisou.
Jeferson também falou sobre a possibilidade de o perfil ir parar nas
prateleiras das grandes livrarias. "Recebi propostas de criar um livro
com os posts da página, algo que falasse sobre esse cotidiano imaginário
da presidenta, mas ainda não é certo. Estou estudando as
possibilidades, vendo se é isso mesmo que eu quero e se é o momento
certo", declarou.
Sobre a opinião de Dilma Rousseff a respeito do blog, Jeferson afirma
não saber o que ela pensa, mas que gostaria muito de conhecer e ter um
retorno da presidenta. "Eu sei que ela sabe da existência do perfil, mas
não sei o que acha. Acredito até que, com o blog, será mais fácil ela
ter acesso ao trabalho. Admiro a Dilma e acho que ela se tornou a pessoa
perfeita para inspirar o personagem, pelo jeito durona de ser. É
divertido brincar com isso", disse.
O criador do perfil afirmou ainda passar longe de ser muito ligado à
política. "Sei o que preciso saber como cidadão. Mas é claro que, com o
perfil, aprendo muito mais. Fico ligado em tudo que tem o nome da Dilma e
aprendo sobre o assunto para fazer a piada".
Como começou o "Dilma Bolada"
Assim como a maioria dos grandes sucessos da web, o "Dilma Bolada"
começou como uma brincadeira que, ao longo do tempo, foi virando coisa
séria. "O perfil era meio largado. Ficou uns oito meses largado no
Twitter até eu começar a postar direito. Depois veio o Facebook e ele
estourou de vez. Acho que isso aconteceu porque eu falo de um assunto
chato e polêmico, que é a política, de forma divertida e fácil de
entender", observou.
Acho que o sucesso veio porque eu falo de um assunto chato e polêmico de forma divertida e fácil de entender"
Jeferson Monteiro
O universitário disse ainda que não esperava tanto retorno do público.
"Muita gente curte e comenta. Ministros, celebridades e internatutas
interagem o tempo todo com o perfil. O 'Dilma Bolada' já virou até case de monografia, tese de mestrado e artigo de doutorado!", falou.
Ele comentou ainda sobre o jargão utilizado nos posts da personagem,
que quase sempre termina suas publicações com a hashtag #sambando (em
uma de suas últimas publicações, Dilma Bolada disse: "sambei na cara dos
rebeldes"). "O Twitter é o termômetro das coisas do momento. Muita
gente começou a falar isso e eu achei que tinha tudo a ver com a Dilma,
já que ela é presidenta do país do samba", explicou.
Por conta do tempo - que divide entre a faculdade, o trabalho em uma
produtora carioca e o "Dilma Bolada" -, Jeferson exclui a possibilidade
de lançar novos personagens por agora. "Tenho algumas ideias sim, mas
ainda não é a hora. Tem muita coisa acontecendo com o 'Dilma Bolada' e
eu não teria tempo para dar conta de tudo. Sem tempo, o trabalho não é
tão legal e eu gosto de fazer direito", concluiu o futuro publicitário.
Enquanto Jeferson não cria novos personagens, o 'Dilma Bolada' vai
crescendo - e sambando - nas mídias sociais.
Tech Tudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário