Em Paço do Lumiar o fatasma da fraude assusta muito os eleitores, mas com o sistema de biometria os luminenses podem ir para as urnas seguro de que irá eleger legitimamente o candidato que escolheu.
Luminenses podem ir as urnas sem medo e mudem a história politica de sua cidade.
Artigo para mais esclarecimentos
Como funcionam as urnas eletrônicas?
avançadas do mundo (Foto: Divulgação)
Mas a urna eletrônica é bem mais do que aquele terminal em que o eleitor digita o número de seu candidato. Além dele, a urna é composta por mais um outro microterminal.
Ao entregar seu documento para o mesário, você já deve ter reparado em um pequeno aparelho ao lado dele, parecido com uma calculadora antiga. Esse é o microterminal, a máquina que controla os dados do eleitor. Ali o mesário digita o número do título eleitoral e libera a urna eletrônica para a votação. O microterminal também indica se o eleitor já terminou de votar.
Essas informações, assim como a lista dos eleitores de cada seção eleitoral, estão dentro de um pequeno dispositivo, o flash card. Ele é inserido nas urnas eletrônicas, permitindo que os dados de cada uma, referentes tanto aos eleitores quanto aos candidatos, sejam específicos daquela zona e seção eleitoral.
Cartão de memória armazena os resultados
(Foto: Franklin de Freitas)
Os votos são armazenados em um dispositivo parecido com um pendrive
chamado “memória de resultado”, e que possui uma capacidade de 512mb.
Parece pouco para tanto eleitor, mas cada voto ocupa apenas 4 bytes
desse espaço.(Foto: Franklin de Freitas)
O que garante a segurança desses votos é que toda a informação é criptografada e as urnas são programadas para funcionar apenas em determinados dias e horários, dificultando o trabalho dos hackers que tentarem fraudar as eleições. Além disso, é impossível saber em que candidato votou um eleitor, pois esses dados são desvinculados. Até hoje não se conseguiu adulterar o resultado de uma eleição.
Quando as votações são encerradas, o presidente da mesa insere a senha de encerramento e o terminal do eleitor imprime o Boletim de Urna. Os dispositivos com os votos são enviados para os tribunais regionais eleitorais ou, no caso de eleição presidencial, vão para o TSE.
Um programa transfere os dados para o computador dotado de um conjunto de aplicativos que processa esses dados e contabiliza os votos. A máquina chega a contar até 300 mil votos por minuto. No mesmo dia já é possível saber o resultado das eleições.
Agora você já pode votar consciente – não apenas de seu voto, mas do funcionamento de uma tecnologia que se tornou um dos símbolos da democracia no Brasil.
E BOM SABER QUE A ELEIÇÃO EM PAÇO FOI TRANQUILA E QUE O POVO LUMINENSE ESTA FELIZ COM O RESULTADO DAS URNAS. ESPERAMOS QUE O PROFESSOR JOSEMAR CONSIGA ADMINISTRAR O PAÇO EM PAZ. E QUE OS CORRUPTOS VEREADORES ASSIM O PERMITAM. PARABENS AO PROFESSOR E MUITO SUCESSO. UM ABRAÇO DA AMIGA CONCEIÇÃO HOLANDA.
ResponderExcluir